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23 julho, 2020

Liderança na Contabilidade, quais os benefícios?

Uma boa liderança em uma empresa de contabilidade faz toda a diferença para que esta consiga se destacar mais no mercado. 

Por mais bem preparada que seja uma determinada equipe, ela pode conquistar resultados ainda mais extraordinários se puder contar com um bom líder para guiá-la, e isso pode ser um fator decisivo de crescimento para uma empresa. 

Apesar desse assunto ser muito falado, você saberia dizer quais são as atitudes ideais para ser um bom líder em um escritório contábil? Pensando nisso, nossa equipe preparou esse post com as melhores dicas para ajudar você usar a liderança a seu favor e alavancar os resultados da sua equipe.

1. Saiba ouvir e mostre disponibilidade

Alguns profissionais acreditam que líderes são aqueles que sabem usar as palavras certas em qualquer momento. Isso faz parte, mas quem sabe ouvir acaba saindo mais na frente em muitas situações.

A escuta permite que outras pessoas se sintam pertencentes à empresa e amplia momentos de troca de ideias e informações, o que enriquece quaisquer processos e estimula pessoas a se engajarem na busca de objetivos em comum.

Além disso, ouvir opiniões e sugestões de outros colaboradores também pode melhorar suas ideias, sabia? Isso porque ao ouvir as vivências de pessoas que trabalham com você, é possível identificar fatores a serem transformados e analisar o que tem gerado bons resultados, proporcionando insights e ações inovadoras para desenvolver a empresa.

Você pode fazer com que esse momento de comunicação mais aberta e integrada entre a equipe se torne um hábito frequente na empresa – seja em reuniões, encontros extras ou em um e-mail semanal, por exemplo -, o importante é estabelecer datas com determinada constância para isso e convidar antecipadamente os colaboradores a participarem. 

Além de pensar em como transformar aquelas sugestões em mudanças reais, também é fundamental falar sobre elas em planejamentos, para que os colaboradores percebam que não falaram suas ideias em vão e que fazem parte daquela organização. Aumentar o senso de dono dos profissionais do seu time é contribuir para que sua empresa continue crescendo cada vez mais. 

Outro fator que pode ajudar sua equipe a continuar sendo engajada e ativa nos processos da empresa é mostrar disponibilidade. Uma liderança com escuta ativa e com disponibilidade para ajudar o time ao longo das demandas e da rotina é capaz de alavancar os resultados com mais rapidez e eficiência.

2. Invista em treinamentos e faça desafios 

Por falar em mostrar disponibilidade para ajudar sua equipe, por que não investir em capacitações para aprimorar os conhecimentos dos colaboradores? Essa é outra forma de usar a liderança para estimular a equipe a crescer e continuar oferecendo o seu melhor na empresa. 

Vale lembrar que o momento de capacitação ou treinamento não é apenas de aprendizagem para os colaboradores, mas também um desafio que proporciona mais esforço e dedicação na rotina deles. Portanto, é importante mostrar os benefícios que eles podem ter com isso. 

Uma sugestão é investir em um sistema de automação, que vai tornar os processos mais práticos e otimizar as demandas da equipe, e oferecer treinamentos para que os profissionais se sintam preparados para utilizá-lo da melhor forma. Isso pode gerar benefícios para toda a empresa a longo prazo.

Além de treinamentos, fazer outros desafios também é importante para sair da zona de conforto e motivar a busca por metas maiores a serem alcançadas pelo time. Entretanto, vale lembrar que para essa tática dar certo é preciso oferecer recompensas realmente atrativas para os profissionais. Algumas opções, por exemplo, são: passagem com direito a acompanhante para outro estado ou participação em um evento bastante reconhecido na área. 

3. Comemore todas as conquistas e dê feedbacks

Estabelecer novas metas é importante, mas celebrar os resultados é ainda mais. Mostrar aos profissionais que o trabalho positivo que eles fizeram é reconhecido e merecedor de comemoração é algo extremamente valioso não somente para eles, mas para o bom desenvolvimento da empresa como um todo.

Portanto, prepare um almoço ou um jantar – ou até mesmo uma pequena comemoração com todos reunidos na empresa – mas não deixe de comemorar as pequenas vitórias para reconhecer o que foi feito, sair um pouco da rotina, reforçar a importância da dedicação nos processos e estimular os colaboradores a continuarem se esforçando nos próximos. 

Outra dica importante para um bom líder é dar a devida atenção aos feedbacks. Muitos profissionais possuem até um certo receio ao ouvir essa palavra, devido a experiências ruins de outros lugares, mas a verdade é que dar feedback é algo valioso e não pode ser negligenciado.

Por isso, vale lembrar que é importante planejar dias para fazer isso com certa frequência, e não apenas em momentos especiais. Também é necessário ressaltar que, além de o feedback não ser um momento apenas de apontar falhas, mas de reconhecer acertos e motivar atitudes positivas, é essencial fazer isso de forma individual com cada colaborador.

4. Reforce a cultura organizacional

Uma cultura organizacional sólida é um ótimo passo para melhorar os resultados de uma empresa contábil. Falar sobre a missão, a visão e os valores da empresa parece ser algo simples, mas quando isso acontece na prática do dia a dia, a diferença se torna visível. 

É possível fazer isso em reuniões, celebrações, e-mails corporativos e até em pequenos detalhes do escritório, como materiais de papelaria, crachás dos colaboradores ou personalizações nas paredes do ambiente. 

O importante é que os funcionários estejam cientes dos princípios da empresa para se sentir realmente parte dela, alinhar seus objetivos, compartilhar os mesmos ideais, impulsionar seu trabalho, incentivar outros profissionais a fazer o mesmo, aumentar a satisfação dos clientes e adquirir o comprometimento de crescer junto com a equipe em que faz parte.

Ser um bom líder em uma empresa contábil é, basicamente, se permitir estar em aprendizado constante – sobre tecnologia, trabalho, ser humano, empatia, equipe, gestão, inovação, otimização de processos e negócios – e incentivar isso nos outros profissionais ao seu redor também, para que os gestores e colaboradores estejam sempre em crescente desenvolvimento. 

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