Utilizar estratégias de marketing digital para alavancar as vendas é extremamente necessário dentro da estratégia de inbound marketing.
Mas, para que sua marca dê muito sucesso online, é necessário investir em estratégias de relacionamento adequadas e coesas com as etapas do funil de vendas.
Fica tranquilo, que eu vou te ajudar! Nesse artigo, além de explicar como funciona o processo de vendas no marketing digital, vou te dar macetes ferozes sobre como investir dentro da sua empresa nesse aspecto de forma estratégica e lucrativa.
Prepare-se!
Antes de qualquer coisa, precisamos conversar sobre a importância para a execução do processo de vendas no marketing digital.
Existe uma grande diferença entre as estratégias de Marketing Digital que fazem barulho e as que geram resultados.
Ou seja, você pode investir na campanha online mais cara, mas só vai gerar resultados concretos caso planeje um conjunto de ações aplicado às quatro etapas do funil de vendas.
O funil de vendas é um conjunto de estágios em que a persona da sua empresa passará a fim de tornar-se um cliente.
Tem como principal base a construção de um relacionamento por meio de conteúdo de qualidade, oferecido de diferentes formas, dependendo de cada etapa do funil.
O objetivo central do funil é educar o cliente para a compra, e não enfiar sua marca goela abaixo. Você verá que naturalmente ele se tornará promotor da sua marca, caso execute o planejamento religiosamente e analise os resultados para ver se sua estratégia está funcionando ou não.
Ele é composto por quatro etapas:
Nesta primeira etapa, o comprador não tem noção de que possui um problema. O objetivo aqui é despertar tal problema afim de que ela corra atrás de uma solução.
Nesta etapa, o comprador reconhece que tem um problema, e a partir dele começa a pesquisar por possíveis soluções.
Nesta etapa, o comprador já identificou algumas soluções para o problema, mas é importante estar alerta, uma vez que ele nem sempre se empenhará a resolvê-lo.
O comprador está analisando as opções de produto disponíveis que irá solucionar o problema. Importante, nesta etapa, destacar os diferenciais competitivos entre elas.
Agora mesmo! Vamos passear pelo funil de vendas mais uma vez, assim será mais fácil de dar as
dicas.
Na etapa de Aprendizado e Descoberta, invista na produção de conteúdo. Conteúdo é a grande moeda de troca da Internet e o que faz sua empresa se tornar mais interessante para os Internautas.
O blog é peça central dessa estratégia. Outras ferramentas de extrema importância seriam as redes sociais e a otimização no Google, que servem para distribuir seu conteúdo.
Já nas etapas de Reconhecimento do Problema e Considerando a Solução, use materiais ricos ofertados em landing pages para iniciar um relacionamento entrando em contato.
Nelas, monte uma oferta relevante, ofereça conteúdos irresistíveis para fazer o seu público querer deixar seus dados em troca: eBooks, webinars, templates, etc., e promova-a nas mídias sociais, emails promocionais e calls-to-action.
Por fim, a etapa de Decisão de Compra. Para definir quais dos visitantes se tornarão, enfim, clientes, eduque-os com informações relevantes e desperte neles o desejo/necessidade de consumir o seu produto ou serviço.
Use as mídias sociais para criar uma audiência e trabalhe bem sua lista de e-mails com a automação de marketing. Depois de firmar um relacionamento com seus prospects, alinhe as equipes de vendas e de marketing para definir o perfil dos leads que são boas oportunidades e encontre formas de filtrá-los.
Pronto! Agora você está pronto para vender seu produto. Arrase nas suas campanhas, e até logo!