Quem trabalha com contabilidade precisa se atentar para investir em estratégias de vendas. Por isso, vale estruturar um departamento comercial no escritório contábil para atrair mais clientes e ampliar as suas oportunidades. Confira!
Diante de tantas demandas no seu dia a dia, qual é o tempo que você consegue separar para pensar em novas estratégias e vender os serviços e produtos do seu escritório contábil? Para aumentar as vendas a longo prazo e, principalmente, desenvolver a sua empresa no segmento de contabilidade, é necessário ter um departamento comercial.
Caso a sua organização contábil esteja em um momento de baixo faturamento ou com a necessidade de melhorias mais evidentes, provavelmente investir no departamento comercial é a melhor escolha. Porém, como fazer isso?
Neste artigo, você vai entender a importância de ter um departamento comercial no seu escritório contábil, além de saber quais são as melhores formas de fazer isso. Prossiga na leitura e aproveite!
O departamento comercial é o setor que define estratégias para atrair novos clientes, ampliando as oportunidades de bons negócios e vendas na empresa. Assim, unir as estratégias de marketing do seu escritório contábil às ações do departamento comercial podem impulsionar os seus resultados a longo prazo.
Nós sabemos que, por mais que a sua empresa de contabilidade conte com especialistas em saúde financeira, tributária, fiscal, trabalhista, entre outras, os resultados do seu faturamento podem depender de estratégias mais específicas e voltadas para o setor de vendas de serviços ou produtos e para o relacionamento com clientes.
Então, estruturar o departamento comercial no seu escritório contábil é a solução que você precisa para otimizar tempo e recursos financeiros, a fim de aumentar a produtividade da sua equipe, melhorar o engajamento dos clientes, alinhar os seus valores e objetivos, e ampliar as possibilidades de vender mais.
Os principais pontos que devem ser trabalhados pelo departamento comercial, são a prospecção de clientes, o gerenciamento de métricas de vendas, o atendimento personalizado aos clientes, a avaliação de indicadores de desempenho e o oferecimento de capacitações frequentes aos colaboradores.
Para estruturar esse setor em sua organização e, assim, se destacar mais no seu nicho contábil, captando mais clientes e fortalecendo a sua marca, é indicado seguir algumas etapas. Confira, a seguir, algumas delas.
Trabalhar com contabilidade normalmente envolve demandas de diversas áreas, mas é importante definir um nicho de mercado para gerar diferenciais à marca da sua empresa, especificando os seus serviços e o seu público.
Ao definir o seu nicho de atuação, a tendência é ganhar mais reconhecimento e autoridade, gerar competitividade e ter um relacionamento mais próximo com os seus clientes, oferecendo as soluções ideais.
Outro passo que faz toda a diferença nesse processo é montar uma equipe própria para o departamento comercial, investindo na contratação de profissionais especializados em vendas, atendimento ao público, comunicação e negociação para prospectar clientes e oferecer atendimentos personalizados no antes, durante e pós-venda.
Além de investir na contratação de especialistas para montar uma equipe voltada ao setor de vendas, também é de extrema importância atualizar os conhecimentos dos colaboradores do seu escritório contábil, oferecendo capacitações com frequência para otimizar o uso de ferramentas tecnológicas e desenvolver soft e hard skills.
O que você deseja alcançar nos próximos meses em sua empresa? Vale a pena estabelecer metas e objetivos de curto, médio e longo prazo para definir métricas e fazer o devido acompanhamento de resultados, identificando o que pode ser melhorado para conquistar mais sucesso.
Já começou a preparar o departamento comercial no seu negócio contábil para se destacar mais, captar e reter clientes? Temos a certeza de que isso é possível por meio da definição de um nicho, de uma equipe voltada para essa área e da atualização constante de habilidades dos profissionais da sua empresa.
Aproveite essa leitura e descubra como conhecer os perfis dos seus clientes para oferecer um atendimento personalizado com mais eficácia.